Lado bom da depressão??!! Como assim?

Estava resolvendo alguns problemas do dia a dia na rua e me deparei com a edição de maio da revista Galileu. Matéria de capa: O lado bom da depressão; novas pesquisas defendem que ela faz parte do processo evolutivo, um mecanismo que nos ajuda a resolver os dilemas mais profundos.
 
Como tenho uma amiga íntima que sofre de depressão desde 2001 e já tentou suicídio cinco vezes fiquei curiosa e comprei.
 
Tenho vivido ao lado da Márcia durante todo esse tempo e sei bem o que ela passa. Já conversamos muito e conheço o tumulto que reside em seus pensamentos. Adquiri a revista na tentativa de entender que lado bom é esse em meio a tantas lágrimas, desespero, desânimo, isolamento, etc.
 
Teoria evolucionista é o que J. Andy Thompson, psiquiatra e Paul W. Andrews, da Virgínia Commonwealth University pregam. Algo parecido com a teoria de Darwin em que as espécies passam por períodos de adaptação e as características são passadas de geração para geração. Mecanismo de seleção natural.
 
Deu para entender? Vou simplificar: Tem depressão? Nada demais, isso é processo evolutivo da espécie. Não tome remédio, encare, e se por acaso se matar era porque o seu gene era fraco. Mais ou menos por aí.
 
Tudo bem, depressão serve para o indivíduo repensar a vida, dar guinadas, expelir mágoas etc. Mas, ha…ha… como eu desejo só um dia de depressão para esses evolucionistas.
 
Depressão tem que ser tratada, falta serotonina no seu cérebro (serotonina, substância responsável pelo sentimento de prazer e felicidade). Com acompanhamento de um bom psiquiatra e principalmente aliado a terapia, pode sim ter um lado bom. Do contrário são pulsos cortados ou gás ligado. O que de bom há nisso?
 
Márcia (minha amiga) hoje graças a um psiquiatra que é quase um santo e uma terapeuta exemplar está de volta à vida. Mas e se não fossem eles? Talvez tivesse havido a sexta tentativa e ela não estivesse mais aqui. Evolução? Como? Ela teria sido fraca e deveria morrer para não contaminar a espécie humana?
 
Estou perplexa com essa matéria. Vamos então deixar os diabéticos e pessoas portadoras de câncer morrerem sem tratamento; assim podemos evoluir a espécie humana e não ter mais ninguém com essas doenças também. É assim que funciona?
 
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) Quadros depressivos podem surgir quando há escassez das substâncias serotonina noradrenalina, que são recaptadas pelas células. Encarregadas de propagar os estímulos nervosos, elas circulam livremente nas células nervosas. Ou seja, doença.
 
O mal está no controle do tratamento. Psiquiatras que não se atualizam, liberação de clínicos gerais para prescreverem antidepressivos (quando deveria ser papel do psiquiatra) e finalmente no preconceito social. Sua família, seus amigos, e o mercado profissional quando sabem que você foi a um psiquiatra a tratam como maluca.
 
Depressão é uma doença como outra qualquer. Dói muito e necessita de tratamento. Esses evolucionistas me parecem mais com regressionistas.

Comentários encerrados.