Lidando com os buracos da vida

Quando eu era criança meu avô costumava proclamar esse versinho para mim, não sei por que exatamente. Penso que ele achava interessante a rima. Eu sempre gostava de escutar as estórias de meu avô e as tenho guardadas em minha memória. Assim, veja esse versinho abaixo e depois o meu comentário.

 

Hoje é domingo
Pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo

 

Esquisito não? Me pergunto quem criou esse troço e porque contam isso para uma criança. Não somos fracos coisa alguma. Apenas se quisermos ser fracos. Temos o poder de fazer muita coisa e mesmo que entremos no buraco mais fundo, o mundo não acaba.

 

Muito pelo contrário. Os buracos de nossa vida servem como ensinamento.  Aprendemos com eles. Entramos no buraco, avaliamos a vida e saímos mais fortes. Ou pelo menos é assim que deveria ser. Aqueles que entram no buraco e não saem mais, ou entram no buraco e saem sem aprender nada esses sim, para eles, não se acabou o mundo. Simplesmente não têm a noção de o que é fazer parte desse mundo.

 

Bem, porque domingo é pé de cachimbo, ou porque o cachimbo de ouro bate no touro é melhor nem me perguntar, pois minha teoria é de que no momento que a pessoa criou isso estava fumando algo muito diferente de cachimbo. Melhor deixar pra lá.

 

O importante é tentarmos ter a sapiência de sair de nossos buracos, mais fortes e mais sábios do quando entramos. Os buracos estão a toda esquina, se ficarmos caindo sem aprender a desviar ou a crescer, aí sim iremos acabar com o mundo.

Deixe um comentário

