Errar é humano

Eu erro, tu erras, ele erra. O que há de errado com isso? Somos imperfeitos graças a Deus. Erros levam a acertos. Erro é aprendizado. Agora ficar se martirizando por que errou não leva ninguém a lugar algum. Que atire a primeira pedra quem nessa vida nunca fez nada de errado.
 
Pior aquele que não enxerga seus próprios erros. Nunca evolui. E ainda vive a apontar o erro dos outros. Tenho que citar o velho ditado: “Macaco olha para seu rabo.” A arrogância de achar que não erra essa sim é o maior erro.
 
Também ficar se culpando exageradamente, carregando um caminhão nas costas não faz sentido. Errar é humano. Faz parte. Principalmente parte da vida de pessoas corajosas que se arriscam e não tem medo de viver. O fundamental é saber identificar, aprender com isso, e se necessário se desculpar. Afinal somos perfeitamente imperfeitos e não há saída para isso.
 
Penso que a vida é para ser vivida em sua verdade. Com seus erros e acertos, mas principalmente da forma que você escolheu para viver. Mesmo que essa forma não se enquadre nos padrões ditados pela sociedade. O importante é estar bem consigo mesmo. O importante é ter a garra de viver em verdade, sem fantasia, sem mascara, encarando seu próprio eu, assumindo seus atos, e brigando pelo o que acredita.
 
Erro todo mundo tem, assuma os seus e estacione o caminhão de culpa bem longe. Não leva a nada. Cresça com o que aprendeu e vá à luta em paz.
 
Uma música que acho que ilustra bem o que estou tentando dizer é My Way. Assim publico abaixo a letra cantada por Frank Sinatra acompanhada da devida tradução.
 
Tenham garra e façam do seu jeito (sem arrependimentos)
 
 

My Way

(com Frank Sinatra)
 
 
And now, the end is here
E agora, o fim está aqui
And so I face the final curtain
Então eu encaro a cortina final
My friend, I’ll say it clear
Meu amigo, Eu vou dizer claramente
I’ll state my case, of which I’m certain
Eu vou declarar o meu caso, do qual estou certo
I’ve lived a life that’s full
Eu vivi uma vida intensa
I traveled each and ev’ry highway
Eu viajei cada e toda estrada
And more, much more than this, I did it my way
E mais, muito mais que isso, eu fiz do meu jeito

Regrets, I’ve had a few
Arrependimentos, eu tenho alguns
But then again, too few to mention
Mas assim mesmo, muito poucos para mencionar
I did what I had to do and saw it through without exemption
Eu fiz o que eu tinha que fazer e vi completamente sem dispensar nada
I planned each charted course, each careful step along the byway
Eu planejei cada caminho no mapa, cada passo cuidadoso durante o percurso
And more, much more than this, I did it my way
E mais, muito mais que isso, eu fiz do meu jeito

Yes, there were times, I’m sure you knew
Sim, houveram momentos, tenho certeza que soube
When I bit off more than I could chew
Que eu fiz mais do que poderia
But through it all, when there was doubt
Mas durante tudo isso não havia dúvida
I ate it up and spit it out
Eu engoli e depois cuspi
I faced it all and I stood tall and did it my way
Eu encarei tudo e eu me mantive em pé e fiz do meu jeito

I’ve loved, I’ve laughed and cried
Eu amei, Eu gargalhei e chorei
I’ve had my fill, my share of losing
Eu tive o meu suficiente, minha fatia de perdedor
And now, as tears subside, I find it all so amusing
E agora, quando as lágrimas diminuem, Eu acho tudo isso tão divertido
To think I did all that
De pensar que eu fiz tudo isso
And may I say, not in a shy way,
E posso dizer, sem sentir vergonha
“Oh, no, oh, no, not me, I did it my way”
Ah não, não eu, Eu fiz do meu jeito
For what is a man, what has he got?
Para que é um homem, o que ele tem?
If not himself, then he has naught
Senão ele mesmo, então ele tem nada
To say the things he truly feels and not the words of one who kneels
Para dizer de coisas que ele realmente sente e não palavras de alguém que conheceu
The record shows I took the blows and did it my way!
Minha estória mostra que eu fui fundo e fiz do meu jeito!

Yes, it was my way
Sim, Foi do meu jeito
Deixe um comentário

