O Sino Gemeu.

Existe uma coisa chamada de Inconsciente Coletivo que segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Jung, é a camada mais profunda da psique humana. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados da humanidade, e é nele que residem os traços funcionais como: Imagens virtuais que seriam comuns a todos os seres humanos.

Entre vários estudos que passaram por Freud, Erich Fromm, Nildo Viana etc., hoje tratamos Inconsciente Coletivo como algo que todos pensam ao mesmo tempo, e que faz com que aquela vibração esteja no “ar”.

Tenho passado dias pensando no quanto as músicas natalinas não passam de músicas traduzidas e /ou versões criadas em cima de internacionais já existentes tenho perguntado onde está a brasileira. De tanto quebrar a cachola, acabo sim me lembrando de uma, e venho postergando a publicar aqui, aguardando maior proximidade da noite de natal para isso.

Eis que dessa vez devo levantar meu chapéu para a TV Globo quanto ontem exibiu após a novela das oito (nove, sei lá), o especial: Papai Noel Existe.

Estrelado com Regina Cazé, Rodrigo Santoro, Katiuscia Canoro, Pablo Vinícius, Darlan Cunha e Douglas Silva o especial dirigido por Estevão Ciavatta é ambientado no mercado popular do Saara, no Rio de Janeiro, e narra a história de Francis (Regina Casé), vendedora de uma loja, que disputa o amor de camelô Robson, vivido por Santoro, com Suelen.

A questão é, que o especial acabou mostrando um pouco de mim. Regina se sentia o Papai Noel, que é como me sinto geralmente em época de final de ano. Santoro mostrou a dificuldade de sobrevivência, o que falo sempre aqui no Ooo Garra (ou seja minha preocupação com o mundo), e Darlan o menino que sonhava em ganhar um tênis no natal quando percebeu que isso não iria ocorrer acabou assaltando uma loja (mostrou o que vivo dizendo, devemos nos preocupar com as crianças e as crianças de nossas crianças).

O final do especial acaba por arrancar lágrimas da espectadora imbecil aqui quando Santoro diz que detesta Jingle Bell (musica americana) e que a única que gosta é… Justamente a que eu estava guardando para publicar. Anoiteceu, de Assis Valente, essa sim música brasileira e não tem como negar, pois a letra entrega.

O triste é saber que José Assis Valente foi levado ao suicídio por dívidas em 1958. Muitas de suas composições alcançaram o sucesso, nas vozes de grandes intérpretes da época, como Carmen Miranda, Orlando Silva e Altamiro Carrilho. Porém foram vendidas a preços baixos e o autor passava necessidade em sua vida enquanto seus intérpretes faziam fortuna com as letras (a época era outra) Assim tentou suicídio mais de uma vez e na ultima, quando ingeriu formicida deixou um bilhete ao seu amigo e compositor Ary Barroso dizendo que estava pagando os dois últimos alugueis e finalizando com o verso: “Vou parar de escrever, pois estou chorando de saudade de todos, e de tudo.

Em sua composição Anoiteceu, ele pede felicidade a Papai Noel e termina dizendo que é brinquedo que não tem. Assis Valente não foi atendido por Papai Noel. Uma pena, e assim como ele muita gente não é…

A felicidade é uma busca interior, e estamos vivos para buscá-la. Fugir disso não resolve. É preciso ter Garra e enfrentar a vida com suas pedras no caminho. É preciso (já que estamos em clima de natal) descer a chaminé tentando se sujar o mínimo possível. Para isso é necessário que a pessoa se monitore. Fique sempre em estado de alerta, pois fomos adestrados para sofrer e reclamar, e não para agradecer e ser feliz.

Abaixo letra da música, vídeo da mesma, e link para o site da TV Globo se quiserem saber fofocas de bastidores (estilo Vídeo Show) sobre a gravação do episódio de ontem.

Anoiteceu (Assis Valente)

Anoiteceu, o sino gemeu,
a gente ficou, feliz a rezar. 

Papai Noel, vê se você tem,

a felicidade prá você me dar. 

Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel.
Bem assim felicidade, eu pensei que fosse uma brincadeira de papel.
Já faz tempo que pedi, mas o meu Papai Noel não vem.
Com certeza já morreu ou então felicidade é brinquedo que não tem.

Rede globo

http://videoshow.globo.com/platb/especiaisdefimdeano2010/category/papai-noel-existe/

2 Comentários »

  1. Margit Richter said

    Menina, como é cruel essa letra!!! aperta o coração… !!!

  2. Sandra Reis said

    Quando eu era criança, minha avó cantava essa música e eu detestava. Pois para mim, apesar das dificuldades da família, Papai Noel existia e pensar que para alguém ele não vinha, me fazia, aos seis anos, chorar de tristeza.
    Com o tempo, essa passou a ser minha música preferida de Natal – pela sua veracidade, por ser brasileira e pela triste história do Assis Valente.
    Não assisti o especial da TV Globo, mas me emociona saber que, de alguma forma, Assis Valente foi lembrado e homenageado.
    Para quem puder, um Feliz Natal!

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe um comentário

