Dadaísmo, Duchamp, Dalí, Andy Warhol… Pop Art – gugu Dadá!

*** Eu sabia que isso ia acabar acontecendo… Qualquer criatura (até Alien) quando começa ficar muito tempo sem dormir, acaba perdendo a cabeça e não falando ‘coisa com coisa’.

O marciano me sai completamente da pauta do que vinha publicando e resolve experimentar as luxúrias do carnaval como se isso fosse coisa mais importante do mundo… “Estou no Brasil, quero experimentar a cultura nacional”

Aviso logo que Carnaval não é cultura nacional coisa nenhuma. Começou na Europa “a long, long lime ago”.  Sem esquecer, o famoso Mardi Gras em New Orleans que é de colocar os peitos da mulherada de fora. Ou pensam que só no Brasil que elas ficam colocando seus silicones a mostra?

Ao menos no Mardi Gras, se ganha colares coloridos, reluzentes e maravilhosos para isso, não é de graça como aqui não… ‘pera’ acho que aqui pagamos para pintar e colocar de fora e sair na escola se não estou enganada… É isso sim, pagamos para que vejam nossos peitos nus… Faz todo sentido (risos).

Fato é que o marciano com essa coisa de experimentar tudo, se preparou, viu como estar seguro no ‘furdunço’, pegou a programação dos blocos, e até aprender a se maquiar aprendeu. Beleza… O que não esperava era encontrar os malandros a solta que estão numa de ‘zoar o plantão’.

Gente que não entende nada versus nada, se acha inteligente, e sai xingando quem se assume. De graça, por pura falta do que fazer.

Pois é, imaginem que chamaram o Alien de Dadaísta!!!!

Não é lindo?! Não é chique? O problema foi que o pobre do marciano não entendeu. Magoou. Pensou que estava sendo xingado. Não percebeu que quem o chamou assim é desatinado. Ser dadaísta é ELOGIO!!!

Agora tenho eu… Nessas alturas do campeonato que voltar no tempo. Ir à Primeira Guerra Mundial em pleno século XXI, colocar o marciano no divã, e explicar a ele o que é isso! Ai ai….

Tá Garra… Aí vai a aula…

(aos leitores que são inteligentes e acompanham esse blog peço desculpas…, mas sabe como é, né, às vezes é preciso dar umas aulinhas… – risos)

Garra, o movimento Dadá, foi um movimento artístico de vanguarda moderna iniciado em Zurique e 1915 durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire (o que, aliás, também devo informar aos que não sabem que mais tarde esse nome na década de 80 acabou virando o título de uma banda fantástica).

Foi formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, sendo dois deles desertores do serviço militar alemão. A utilização da palavra ‘dadaísmo’ marca o ‘non-sense’ (será que preciso explicar também o que é ‘non-sense’ – risos)

Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, New York e Paris… Coisa de gente burra e imbecil entendeu Garra? (risos)

Ah… Estou esquecendo…

Além de esse movimento significar a total liberdade: no sentido de oposição a qualquer tipo de equilíbrio – combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical – ceticismo absoluto e improvisação – enfatizou o ilógico e o absurdo.

Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.

Pois é Garra, e seus parâmetros influenciaram a arte de Marcel Duchamp, Salvador Dalí, Andy Warhol enfim a Pop Art como um todo… E influencia até hoje. Se bobear até o Steve Jobs!!! (Xiiii… Tenho que explicar quem é o Jobs? – risos)

Monalisa de bigode Duchamp, não pode...

De onde tirou essa idéia Dalí? Dadaísmo? Não pode...

Garra dê graças por ser dadaísta, pois isso significa que não é um Alien trancado, amarrado e sim que se permite. Significa que é inteligente o suficiente para conhecer tudo e misturar tudo em um só post.

Aquele que pensa que ‘tirou onda contigo’, na verdade te elogiou bonito e está na fase do gugu-Dadá!

Deve ainda estar achando que o quadro da Monalisa é enorme, quando não passa de um quadro de 77 x 53 cm… Nunca deve ter nem chegado perto do Louvre ou visitado a casa do Dalí como você, Garra… Se antena!!!!!

Aqui Garra, vou é preparar sua fantasia para o bloco ‘Que Merda é Essa’ que vai sair amanhã… É o único que presta. E Garra, sabe sobre o que vão falar? É PROIBIDO PROIBIR!!!!!!

Sim Garra, esse bloco é quase uma passeata metendo a ‘boca no trombone’ na burrice geral de pessoas como essa aí.

Abaixo Garra, estou colocando um vídeo (e letra traduzida) da banda Einstürzende Neubauten que homenageia um artista dadaísta. (ai ai… e tenho que explicar que banda é essa? Ahhhh dá uma busca no Google!)

Gugu- Dadá!

Abfackeln!

Einsturzende Neubauten

 
Deixe nossas almas sejam livres de cárie!  
…vom Pilzbewuchs befreien! … Livre de fungos!
Im Aas sielen im Aas sielen Em Aas caiu caiu em Aas
Lasz’ uns’re Schaedel Deixe que os nossos crânios
vom Pilzbewuchs befreien! livre de fungos!
…und wenn die Stadt brennt… … E se a cidade está em chamas …
Ja… es sind uns’re Fackeln… Sim … É a nossa tocha …
Lasz’ uns’re Seelen abfackeln! Deixe nossas almas!
Lasz’ uns’re Seelen abfackeln! Deixe nossas almas!
Lasz’ uns’re Seelen Deixe as nossas almas
Abfackeln! Scorch!
[English translate: Scorch!] [Inglês traduzir: Scorch!]
Let our souls be free of decay! Deixe nossas almas sejam livres de cárie!
…free of fungus! … Livre de fungos!
Wallowing in carrion Chafurdar na carniça
In carrion Em carniça
Wallowing Wallowing
Let our skulls be free of fungus! Deixe que os nossos crânios de ser livre de fungos!
…and if the city burns… … E se a cidade arde …
Yes… That’s our torch… Sim … Essa é a nossa tocha …
Let’s scorch our souls! Vamos queimar nossas almas!
Let’s scorch our souls! Vamos queimar nossas almas!
Let’s let our souls Vamos deixar nossas almas
Scorch! Scorch!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s