Maria Bethânia, Abelha Rainha? E o MinC?

*** Sai pra lá Garra, hoje quem está no comando sou eu. Simone Sá Pinto. Você é de outro planeta e vou ter que perder muito tempo para te explicar essa confusão. Hoje Simone é quem está no comando para falar da Abelha Rainha.

‘Ó lua branca de fulgores e de encantos, se é verdade que ao amor tu dás abrigo ó vem me explicar o que aconteceu com a Maria Bethânia, ó vem matar essa irritação que anda comigo. ’

Até tu, Brutus? Por essa, ‘Abelha Rainha’ eu não esperava. É a segunda artista mais vendida do Brasil, com cerca de 26 milhões de cópias, e vai pedir dinheiro à ‘lei de incentivo’ do MinC para blog e declamar poesia de terceiros?

Olha, nem irei me dar ao trabalho de publicar aqui o projeto que enviou para ‘provar o gosto amargo de féu’ que ele tem. Isso já foi divulgado, e todos podem ter acesso na rede.

Ninguém é idiota, e todos sabem que as grandes empresas estão ‘tocando em frente’ e recebendo verbas do ministério. Verbas que saem de nossos impostos, enquanto grandes nomes estão se debatendo por aí feito ‘Fera Ferida’ para conseguirem algum ‘álibi’ e se lançarem.

Mas, você que um dia estreou na peça ‘Boca de Ouro’ de Nelson Rodrigues, se apresentou em espetáculos como ‘Nós’ ao lado de seu irmão Caê, fez parte do teatro ‘Opinião’, protestou com ‘Carcará’… Faz-me agora é pensar que o ‘Sol negro’ em dueto feito com Gal foi apagado de sua memória.

‘Atiraste uma pedra’ em minha cabeça! Empresas se aproveitarem… Já sei que não prestam, mas você me vai ‘Com açúcar e com Afeto’, tentar o mesmo depois de tudo o que participou no passado?

Interpreta como ninguém, agora, coitado de Fernando Pessoa, Clarisse Lispector e todos outros que declama… Em minha ‘opinião’ virou foi ‘Flor de ir embora’, resolveu ‘Brincar de Viver’ e se transformou em produto.

Difícil entender como um dia engajada, um dia ‘Doces Bárbaros’ que no palco coloca uma pessoa em êxtase, resolve cair nessa, e ao invés de ‘explodir o coração’ explode é com minha mente.

Eu vou é me usar da ‘Oração da mãe menininha’ para ver se ‘São João Xangô Menino’, me trás de volta ‘O Seu Amor’ que era ‘Gostoso Demais’.

Motoboy para blog? Para quê? Não poderia ser por e-mail? Apenas minha sugestão… Mas, que ‘Abelha Rainha’ sou eu, para falar?

O mais triste, penso eu, é que tem gente que concorda. Vou é me candidatar para a superfaturada vaga de motoboy do seu blog que pelo visto será um verdadeiro ‘Talismã’.

‘Chega de mágoa e Seca d’Água’ o protesto tem é que ser feito direto ao MinC, mas, ainda assim em nada diminui o fato de alguém que já gravou com Chuck Berry, já ter feito parte de movimento feminista e o escambáu… Agora estar a meu ver, em prateleira de supermercado.

Quero saber quando vou poder parar de me decepcionar. Acho que nunca, né? Como o Alien vive me dizendo, isso deve é ser ‘Sonho meu’.

Ai… Ai… Desculpa mas não irei mais, depois dessa, conseguir ouvir as ‘canções que você interpretou para mim’.

Eu que sou ‘um pequenino grão de areia e uma grande sonhadora, vou é olhar para o céu e tentar encontrar outra estrela, imaginar coisas de amor e esperar passar anos para ver se o MinC financia o aparecimento de alguma estrela do mar…’

BZzzzzzzzzzzzzzzzzz…….

***Editado dia 22/03/11

Aos que acessam essa matéria através do site de busca, gostaria de informar que os diversos comentários gerados são baseados em um que não foi postado aqui.

Motivo: Quando um comentário está postado ele não aparece. Como acredito na liberdade de expressão achei justo postar separado em outro dia.

Aqui está o link: https://mixonia40.wordpress.com/2011/03/22/liberdade-de-expressao-direito-de-resposta-ao-post-da-maria-bethania/

Quanto a mim, não vejo necessidade de publicar quem sou, pois acredito que não são títulos adquiridos ao longo de minha carreira que irão provar nada a meu respeito, e sim o blog como um todo. Quem lê assiduamente, ou me conhece sabe.

Prefiro deixar a palavra com Ricardo Noblat  http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/03/21/o-pai-370017.asp para que fique claro que não sou a única pessoa a pensar dessa forma.

Defendo a democracia e a liberdade de expressão. Se todos pensassem da mesma forma, não haveria mais o que debater. O mundo iria ficar parado no mesmo lugar. Discordar é fundamental, porém respeitar as diferenças também.

Que fique claro que sei que não foi a Maria Bethânia que enviou o projeto (deu o aval?), que empresas se usam dessa lei, e que sou conhecedora da mesma.

Tenho o MEU direito achar que a verba poderia ser destinada a outros projetos culturais. MINHA OPINIÃO.

Ninguém é obrigado a concordar comigo. A discordância é fundamental para o crescimento. Já agressão não, isso é desnecessário e de nada ajuda ao progresso.

11 Comentários »

  1. Luan said

    Apoiado, concordo e assino em baixo.

    • mixonia40 said

      Que bom q concorda Luan, pois fui rechaçada e chamada de Vossa Exelência por esse post. Acusada inclisive de covarde por não postar quem sou, quando meu nome e telefone estão no blog. Enfim, acredito na liberdade de opinião e acho que todos tem o direito de concordar ou não com o que escrevo. Se fossemos todos iguais, o mundo seria sem graça. Quanto a eu explicar tim tim por tim tim a trajetória dela, isso sim é necessário (respondendo a quem me escorraçou) , pois muita gente jovem acessa esse blog e não conhece a história. Também quanto a minha forma de escrever, quem não gosta e acha patétito, que leia outro blog, existem vários por aí… não é Luan? Que leiam o dele. Tão inteligente e sagaz. De qualquer forma agradeço a ele por ter me dado visualização e fazer o meu gráfico subir…rs.

  2. vania Dias said

    Concordo plenamente com sua postagem…

    Pode ser consicidencia, mas algum leitor, pode me explicar essa nova fase da Sra Maria Betânia?? por que ultimamente, vive indo a programas de auditório?? aparições como, Altas horas, Esquenta, enfim..tudo muito estranho para uma pessoa como ela.
    É amigos!!!! as coisas mudam…e VIVA a grana da globo!!!! do ministerio e afins…..

  3. Sandra Reis said

    Si,
    A notícia sobre o blog foi divulgada de forma ambigua, como se fosse iniciativa da Bethania, o que deu margem a alguns comentários equivocados. Não jogo pedras na “abelha rainha”, mas considero que, num país carente de investimentos em educação (escolas públicas, bibliotecas, etc) e com um percentual tão alto de jovens alijados de qualquer possibilidade de cidadania, arrecadar R$1.3000.000,00 através da famigerada Lei Rouanet, para divulgar poesia pela internet acaba sendo um ato inócuo e ridículo.

    • mixonia40 said

      Pode ter dado margem, mas ninguém tem o direito de sair esculhambando os outros assim. Me desculpe.

    • mixonia40 said

      E além do mais, iniciativa ou não, ela É parte do projeto, logo….

  4. Pois é, pode ser a Bethânia e tudo o que ela significa, mas que é um equívoco usar a força e o poder de seu nome e sua trajetória, ou permitir que o usem, diante do poder público para um projeto tão superdimensionado, não tem como não achar que não é!
    O Garra sempre fala o que pensa com graça, com arte, com mulequice. E independente de qualquer coisa, você pode expressar sua opinião sobre qualquer coisa, a qualquer hora, sobre quem e o que bem entender, principalmente NO SEU BLOG!…
    E quem quiser também pode discordar, discutir, debater, mas ser agressivo, covarde e brutamontes sobre uma simples opinião é demais!

  5. Vinícius said

    Não sei porque esse clima mas posso imaginar que alguém postou algum comentário contrário à sua opinião. COncordo com a Lei e principalmente com o Projeto, mas acho que você tem o direito de pensar o contrário. Por outro lado, você deveria expor o comentário da pessoa, para que todos possam ver os dois lados da moeda, pq aqui vc expos só a sua opiniao e sua maneira de ver as coisas. Acredito na democracia e um blog respeitável deve manter o direito de todos, se não for publicado palavras de baixo calão ou ofensas graves, deve ser publicado todo e qualquer comentário, senao vc fica tendenciosa. EM relação à polêmica, acredito que você esta equivocada por estar achando que esse dinheiro, que não é nada, perto dos desfalques políticos e que será usado para disseminar conhecimento e literatura grátis na net, que convenhamos, só tem porcaria e coisa amoral, porque isso tbm é educação. É só ver a valorização que os países desenvolvidos dá À essas iniciativas. POrque no Brasil e´vergonha e mancha a carreira d eumja artista consagrada como a Bethânia? nós que colaboramos com postagens na net temos que começar a entender que invertir em educação não é dar BOlsa escola, e sim implementar projetos como esse que vão, pouco a pouco, fazendo a cabeça de jovens e espalhando a arte brasileira para o mundo.

    • mixonia40 said

      Vinicius, o comentário da pessoa foi postado no dia de hoje, pois acredito na liberdade de expressão. Não sou contra nada disso, apenas acho que essa verba poderia ser destinada a outro tipo de projeto. Porém se todos pensassem de forma igual o mundo não se moveria. Não estou culpando ninguém de nada, apenas é meu ponto de vista e deixo isso claro no post. MEU PENSAMENTO. A meu ver essa verba poderia ser destinada a outros projetos de maior urgência e nenhum jovem está interessado em Maria Bethânia declamando, ainda se fosse a Vanessa da Mata poderia sim atingir o público alvo a que se refere. Porém respeito a opinião das pessoas. Por favor veja o post do dia de hoje. Pois sim, dei o direito de resposta a pessoa que comentou. Não me importo de jeito algum que discordem de minhas opiniões. Muito pelo contrário. A discordância só contribui. Respeito e muito cada um com sua forma de ser e pensar, com suas diferenças. Obrigada por seu comentário.

    • mixonia40 said

      Eu publiquei o comentário pois se deixasse na caixa de comentários a pessoa não teria o seu direito de resposta, pois o comentário não fica exposto no blog. Me avise se quiser que post o seu também. O Blog é democrático. Não me julgo a dona da razão.

  6. Vanessa said

    Vi todo tipo de explicações defendendo essa verba que será dada à Maria Bethânia. Nada e repito, nada justifica. Podemos comparar o que ela vai fazer com os vlogueiros mais famosos do Brasil: PC (Mas Poxa Vida) e Felipe Neto (Não Faz Sentido): eles eram zé ninguém como eu (rsrs) e só com um computador e webcam começaram a se gravar, colocando suas opiniões sobre tudo em seus respectivos vlogs na internet. Sucesso estrondoso: um está na MTV e o outro no Multishow. Ela simplesmente não precisa de nada, apenas internet, um livro de poesias e uma webcam, sentar e ler.

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe um comentário

