Paz. Qual é o caminho? Coltrane e Duke Elling – In a Sentimental Mood

***Por Simone Sá Pinto e Elias Francione.

Mais uma vez, sou agraciada ao ver essa bela foto do grande fotógrafo artístico Elias Francione. Porém dessa vez, ele me sugeriu uma música que combinaria com a mesma. Acabou brotando em mim a poesia “Bela Canção”.

Confiram além da foto, poesia e música, meu pensamento sobre a importância do sentimento amor, e alguns questionamentos para reflexão.

by Elias Francione


Bela Canção (Simone Sá Pinto)

Amor.

Palavra pequena,

Grandioso sentimento,

Complicada explicação.

 

Alma ilumina,

Coração desavisado embaça,

Vida salva,

Rumo faz perder,

Existência movimenta,

Buraco em quem não o sabe.

 

Traiçoeiro.

Em ciladas faz cair.

Saber levantar.

A música necessita tocar.

 

Ondas do mar,

Galhos de árvores,

Espinhos em flores.

 

Amor.

Para jogar ao ar,

Nada esperar,

Sequer remunerar.

 

Bela canção,

Tocando eternamente,

Sem busca de razão.

 

****Pensamento:

O amor é o mais belo dos sentimentos. Com amor tudo é possível. Ao mesmo tempo, se ficamos cegos podemos colocar tudo a perder.

O importante, em meu ponto de vista, é praticar o amor com desapego. O amor puro. Amar sem esperar em troca. A tudo e a todos sem fazer distinção.

Como citado no livro Sagrado que alguns seguem em sua religião, “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Seguir ou não essa religião é o que menos importa. O importante aqui é ressaltar a frase de amor pleno.

Se desejamos promover a paz, esse seria o primeiro passo. Sem a capacidade de amar, perderemos a de perdão, de compreensão e assim sucessivamente o que será impossível qualquer possibilidade de paz.

A paz só pode ser obtida se entendermos o amor sem fronteiras. Aí sim estaremos chegando a algum ponto.

****Questionamentos:

Quando você pensa em amor, só o que vem a sua mente é a pessoa do sexo oposto? Apenas pensa sexualmente?

Já pensou que é possível amar até mesmo aquele que porventura tenha lhe magoado? Uma vez que essa pessoa, o fez por seu mau ato dar um passo adiante na vida?

Já parou para pensar nas diferentes formas de amor existentes? Família, amigos, etc.?

Chegou a lembrar que se não amar a si mesmo antes de tudo não será capaz de amar?

Passou por sua mente que o amor pode ir além de pessoas, e chegar a animais, planeta, etc.?

Bem, como sempre, deixo vocês com essas questões por hoje e espero que reflitam sobre elas. Pois só assim poderemos crescer e encontrar o que buscamos. Paz.

Segue trilha sonora sugerida pelo fotógrafo Elias Francione, e que concordei ser perfeita tanto para a foto, poesia, quanto para o tema em questão.

Coltrane e Duke Elling – In a Sentimental Mood

4 Comentários »

  1. elias francioni said

    Oi Simone,

    Poesia sobre o tema amor(Bela Canção),e mais a minha foto
    me sinto muito honrado.
    abraço,Elias Francioni

    • Elias, você honrado? Honrada fico eu, ao receber de você essa foto maravilhosa acompanhada dessa música me fazendo chegar a essa poesia e a esse post. Sinceramente acho um post independente de nossas obras, de suma importância para que as pessoas pensem no quanto o amor é a chave para aquilo que realmente procuramos, porém para tanto é necessário saber como ver, como usar, em todos os lugares onde está. Não faz idéia de como me senti ao receber seu e-mail e de quantas vezes reescrevi essa poesia…rs. Sempre achando que não estava a altura de sua foto.
      Mais uma vez, quem agradece aqui sou EU.
      Abraços de paz, Simone.

  2. paula carreiro said

    Simone .. Que maravilha.Li atentamente e reli, e vou ler ainda umas tres vezes mais .
    caiu como uma luva hoje.Pois atualmente tenho pensado apenas no amor Homem e mulher e esqueci as outras formas de amar mesmo.
    e com essa trilha ficou práticamente impossivel não parar para pensar.

    • Que bom que gostou Paula, me faz muito feliz. O amor é chave para tudo. Principalmente o amor próprio. Se não sabemos amar a si mesmos não estamos prontos para amar a nada. Simone está de volta…rs… Vem aí novo post de suma importância e esclarecimento a todos.

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe um comentário

