Lixo. Arte. Aprendizagem. Lixo? Aos teus olhos te parece.

***Por Simone Sá Pinto

Lixo. O que realmente é lixo? A princípio consideramos lixo tudo aquilo que jogamos na lixeira, certo?

No entanto a palavra acabou tomando a proporção de adjetivo também. Costumamos usá-la em situações como: Você é um lixo. Ou, isso é um lixo, essa musica é um lixo, essa roupa é um lixo. O que você fez foi um lixo.

Será? Nem sempre aquilo que a princípio nos parece lixo se analisado pertinentemente lixo é.

***Pensamentos:

Aquele que lhe fez se sentir um lixo, ao mesmo tempo lhe fez aprender o que não fazer da próxima vez em que estiver na mesma situação. Assim não foi um lixo e sim um ensinamento, um professor.

Aquela roupa que parece a você um lixo, pode parecer a outro uma coisa bela. Tudo depende do gosto da pessoa. Não estaria você agindo de maneira preconceituosa?

A mesma roupa: Já parou para pensar que muitos nesse mundo passam frio por não terem esse ‘lixo’ para vestir? E aliás usam lixo, lixo mesmo, para se esquentarem?

A música que você está tratando como lixo, pois talvez o gênero musical não lhe agrade, pode conter em sua letra um ensinamento perfeito capaz de mudar sua visão de vida. Novamente pergunto, não estaria agindo de forma preconceituosa se recusando a escutar?

Também o lixo em si, que jogamos na lixeira, por vezes pode ser reciclado. Se transformar em obra de arte, ser usado em construções (caixas de leite longa vida hoje são usadas para controlar o calor), e assim por diante…

***Sugestão:

Que tal começarmos a ver as coisas de forma inversa? Olhar o que existe de proveitoso nos ‘lixos’ que passam por nossas vidas e tentar tirar proveito deles? Talvez ajude a nos auto-reciclar e crescermos como pessoas.

Para ilustrar o que falo, veja essa chaleira. Encontrei em uma caçamba de lixo. Estava estragada. Hoje decora minha casa. Eu mesma pintei.

by Simone Sá Pinto

Sei que nem todos podem fazer o mesmo, no entanto podem sim jogar o lixo no local correto, estarão ajudando no processo de reciclagem e dessa forma a construir um mundo melhor para todos.

Fico por aqui hoje… olhem bem para o lixo em que pisam… Podem ser tesouros.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s