Processo de Reciclagem – Volta por Cima | Noite Ilustrada

Processo de reciclagem (Simone Sá Pinto)

O assunto reciclagem hoje está em voga e é de total interesse da população que já compreendeu a necessidade de tal atitude.  No entanto, ainda esbarramos com a complexidade do ‘como’.

Uma coisa é saber que devemos reciclar e o quanto isso pode beneficiar ao planeta. A informação já foi assimilada, mas os locais para que possamos agir não se encontram a disposição bem como as especificações corretas de limpeza e separação ainda não são claras.

Quando paro para pensar sobre isso vejo que há algo ainda mais profundo. Trata-se da reciclagem do próprio ser humano. Pergunto-me se este está pronto para se auto reciclar perante aos desafios que a vida oferece.

Ao que se refere aos materiais descartáveis, muito não depende de nós. Certamente uma população unida pode gerar transformação. Cada um fazendo sua parte podemos mudar o cenário que hoje vem contando apenas com algumas iniciativas privadas e insuficiente ajuda governamental.

Ainda assim volto a citar que a grande reciclagem está no homem. Faz-se necessário que esse comece a olhar para vida como no já conhecido trecho do poema de Fernando Sabino quando diz:

 “Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.”.

Se aquilo que desejamos ainda está distante de nosso estado atual, vemos como problema. Na verdade se existe problema, existe solução.

Daí a citação ao poema em fazer da queda um passo de dança. É preciso entender que nem sempre problema significa algo ruim e sim simplesmente a ideia de melhorar o sistema, aumentar os recursos, ou evoluir em alguma situação.

O importante é entender que aquilo que parece problema é na grande maioria das vezes o caminho para a sua reciclagem.

O momento de parar para avaliar e adequar o rumo entre o seu estado atual e seu estado desejado, fazendo do sono uma ponte e da procura um encontro.

Meus votos de GARRA no início de seu processo de auto reciclagem 🙂

**********

Música para ilustrar:

Volta por Cima | Noite Ilustrada

 

Anúncios

Comentários encerrados.