Lixo? O que fazer? (Por Simone Sá Pinto)

Lixo? O que fazer? (Por Simone Sá Pinto)

A preocupação com o meio ambiente cresce a cada dia mais. Hoje o a reciclagem começa desde a pessoa que separa seu lixo em casa e segue promovendo mudanças em artesanatos, arquitetura, mobiliário entre outros. Fico contente em assistir essa mudança que aponta um início de conscientização.

images

Ao conversar diretamente com uma arquiteta descubro que na maioria das vezes ao fazer seu trabalho se vê obrigada a jogar móveis novos por não ter quem vá buscar. Ao tentar me desfazer de coisas ainda úteis encontro o mesmo problema. Algum ‘gap’ está acontecendo que ainda impede que as coisas sigam aos seus lugares e assim muitas vezes são depositadas na rua.

Ao parar para pensar nisso chego à conclusão que a verdadeira reciclagem deve acontecer no Ser Humano para que possa promover a real mudança.

Enquanto o pensamento for apenas de se desfazer de coisas materiais podemos não estar indo a lugar nenhum. Em minha forma de avaliar é preciso que essa mudança seja feita no interior do Ser Humano. Começando a compreender o real motivo de sua existência que provavelmente não reside em bens materiais. Se mudarmos nossa forma de ver a vida, mudamos também à forma como pensamos no consumo e no descarte do lixo. Aí sim estaremos mudando o mundo para melhor.

Obviamente devemos continuar com a reciclagem, mas devemos em meu ponto de vista reciclar a nós mesmos também. (Veja abaixo link para site específico sobre reciclagem de materiais)

Ao ler esse texto você poderá pensar… Estou ótimo. Nada tenho a mudar, e se tenho dinheiro não vejo problema em gastá-lo o quanto e como eu desejar.

Concordo. Apenas pergunto: Tudo o que você compra é realmente necessário, ou depois enjoa e não sabe o que fazer com isso? Está comprando porque deseja ou porque está triste ou coisa parecida compensando quando adquire objetos? Costuma comprar coisas para doar a quem necessita?

A intenção dessas perguntas é fazê-lo refletir. Não me cabe julgar ninguém por seus atos. Tudo nessa vida que te faz feliz é válido.

Novamente apenas busco saber se está feliz com você mesmo. Muitas pessoas pensam estar quando na verdade estão ‘tapando o sol com a peneira’. Comprando mais do que devem, gastando mais do que devem, bebendo mais do que devem, por não conseguirem olhar para seu EU interior.

Sugiro que: Retire seu lixo mental. Ele atrapalha o que realmente importa: o aqui e agora (Poder Além da Vida/Peaceful Warrior)

Cena do filme Poder Além da Vida

Cena do filme Poder Além da Vida

Muitas vezes torna-se mais fácil fazer essa mudança com ajuda de um profissional de Coaching. (Algum que confie, ou se não conhecer pode me contatar – e-mail ou comentário no post) Profissão hoje muito conhecida e que empresas, artistas, etc. utilizam para alçarem suas metas mais facilmente.

**** O que é Coaching?

“Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicados por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).” (Villela Da Matta & Flora Victoria)

o-que-e-coaching

É uma assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida de um cliente, grupo ou empresa.

É uma parceria entre o coach (profissional) e o cliente que busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida.

processo de coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado no aumento de desempenho ou na mudança, transformação e aprendizado.

Coaching é uma nova profissão. Combina prática e procedimentos distintos, visando dar suporte aos clientes para que criem uma vida ideal.

O coaching é um processo que envolve o diálogo entre o coach e seu cliente, diálogo este que tem como objetivo levar o coachee a encontrar mais satisfação em sua vida. Isso é obtido por meio de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente atinja uma determinada meta ou objetivo.

(Texto retirado da página da Sociedade Brasileira de Coaching)

RECICLOTECA: http://www.recicloteca.org.br/passo.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s